Fala do Diretor

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, concretizada pelo projeto de lei 144/2013, da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, oficializada pela Lei nº 17.590 de 12 de junho de 2013, constitui uma Universidade multicampi. Contando com 68 cursos de Graduação e 2 Programas de Mestrado, atende aproximadamente 12 mil estudantes.

Integram a UNESPAR as seguintes Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná:
EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná;
FAP - Faculdade de Artes do Paraná;
FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão;
FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana;
FAFIPAR - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá;
FAFIUV - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória;
FAFIPA - Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.

Fruto das lutas e reivindicações destas Faculdades Estaduais, a UNESPAR tem como prioridades o investimento em infraestrutura; melhores condições de trabalho; projetos e programas para a qualificação profissional, objetivando a qualidade no ensino, na perspectiva da formação dos futuros profissionais.

A Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA, campus da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, oferta 11 cursos de graduação: Matemática, Pedagogia, Letras: (Português/Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Ciências Biológicas, Serviço Social, Geografia, História e Educação Física, somando um total de 2157 acadêmicos matriculados. 

O nosso campus conta hoje com 130 professores efetivos e 30 temporários, somando um total de 160 professores, entre eles: 41 Doutores, 21 Doutorandos, 59 Mestres e 39 Especialistas.
No setor administrativo, 29 agentes universitários, 30 estagiários e 9 contratos terceirizados fazem o atendimento à comunidade interna e externa da IES.
Nos programas de Pós-Graduação lato sensu atende um número aproximado de 487 alunos, nas áreas de Ciências Exatas, Humanas e da Saúde. No stricto sensu, 36 alunos, oriundos do nosso campus, de outras Instituições do Estado do Paraná e Estados circunvizinhos.

Atuando nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão, o campus vem apresentando resultados significativos. O número de Mestres e Doutores em exercício vem refletindo significativamente na qualidade de ensino e na produção científica.
Além de um trabalho educativo na Graduação (Ensino), os docentes desta IES atendem hoje 80 professores da rede Pública Estadual de Educação, vinculados aos Núcleos Regionais de Educação de Paranavaí, Loanda, Umuarama e Cianorte, inscritos no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Um programa direcionado para a formação continuada de Professores.

Os projetos de Extensão em vigência têm mobilizado professores, alunos, recém-formados, a comunidade local e regional no desenvolvendo de vários Programas, entre eles: Bom Negócio Paraná - PBNP; Municipalização do Acompanhamento das Penas e Medidas em Meio Aberto – O PATRONATO e o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude - NEDDIJ. 

Na área da Pesquisa, muitos projetos estão em andamento atendendo o campus de Paranavaí, e outros campi da UNESPAR, entre eles: PIBIC, PIBIC Júnior, PIC, PIBID.
Paranavaí foi o campus contemplado com o primeiro Programa de Mestrado da UNESPAR, na área de FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR – PPIFOR, aceito pelo MEC, o que nos orgulha muito! 

Reconhecemos a luta de nossos docentes para se qualificarem, e a dedicação dos mesmos em suas produções científicas. Estamos confiantes e apostando no avanço de nossa Universidade. Para a concretização desse sonho, gestores, professores e agentes universitários vêm trabalhando com muita coragem, vontade e dedicação. 

Juntos, atuamos para que a UNESPAR possa fazer a diferença na formação dos futuros profissionais. Implementar políticas arrojadas para a qualidade do ensino; fortalecer a extensão universitária e a pesquisa constituem ações cujo resultado refletirá, significativamente, no presente e no futuro da comunidade.