Sobre o curso de Ciências

O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí terá como princípio, a formação de cidadãos conscientes da compreensão da vida e da sociedade, desenvolvendo papel de membro integrante e transformador, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho.
As diretrizes que norteiam o projeto político-pedagógico do Curso pretendem desenvolver no aluno a percepção real e crítica das problemáticas sociais. Sob o ponto de vista pedagógico, este projeto considera as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas enunciadas no parecer CNE/CES nº 1301 aprovado em 06/11/2001 e em consonância com o Conselho Federal de Biologia (CFB) ao adotar as seguintes diretrizes e valores: O currículo e o próprio projeto pedagógico serão tratados de forma experimental, com controle e avaliação permanentes para que os resultados subsidiem as interferências necessárias;O currículo adotado deve possibilitar a formação de profissionais dotados do perfil pretendido. Como a formação pretendida em Biologia tem caráter não generalista, o currículo apresenta uma visão ampla de todos os níveis de organização biológica;O currículo estimulará, em consonância com as particularidades das disciplinas, a realização de projetos de pesquisa e de atividades práticas que possibilitem ao aluno o acesso às diversas formas do conhecimento científico e sua aplicação na melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Serão também estimuladas as atividades que socializem o conhecimento produzido pelos corpos docente e discente;Os conteúdos programáticos relativos aos componentes curriculares e todas as atividades decorrentes estarão permanentemente submetidas a uma análise crítica visando à identificação dos elementos essenciais e acessórios; os primeiros terão o seu domínio garantido para cada área do conhecimento ou atuação.Os conteúdos estarão distribuídos em torno de eixos articuladores que atuarão de forma interligada durante todo o curso;Os estágios não obrigatórios nas diversas áreas de atuação biológica serão estimulados, computados como atividades acadêmico-científico-cultural, avaliados e registrados periodicamente.
OBJETIVOS GERAIS
Formar Biólogos com grau acadêmico em Licenciatura com competências que viabilizem a aquisição de uma identidade profissional, construída com base na significação social da profissão e a diversidade crescente do mercado de trabalho e as necessidades da pesquisa em biologia e em educação no Brasil. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar aos alunos:a capacidade de formular e elaborar com segurança, estudos, projetos ou pesquisas científicas biológicas básicas e aplicadas, assim como pesquisas e estudos no campo educacional, sejam eles de contextualização e retrospectiva histórica, de diagnóstico, de implementação de procedimentos pedagógicos ou de busca de novas metodologias e tecnologias didáticas;a oportunidade de diagnosticar problemas, propor soluções exeqüíveis e avaliar cientificamente o impacto das soluções propostas sobre os problemas diagnosticados;
conhecer, de forma ampla e integrada, a grande diversidade existente nos campos de atuação da Biologia, da Educação e de áreas correlatas, de tal maneira que uma futura especialização seja entendida como um aprimoramento e não como uma fragmentação do conhecimento alcançado;a vivência com situações, opiniões e ideais diversificados, como forma de treinamento do exercício permanente do senso e da prática da justiça e da solidariedade.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
Espera-se que o aluno formado desenvolva competência para:Pensar criticamente, resolver problemas e tomar decisões, com disposição e responsabilidade para assumir riscos e propor soluções criativas;Filtrar e separar, na grande massa de informações disponíveis, com discernimento e autonomia para dar continuidade, ao longo de toda vida, ao seu processo de aprendizagem;Viver e trabalhar com efetividade e confiança em uma sociedade de informação, dentro de uma comunidade global, respeitando e valorizando as diferentes culturas;Trabalhar em grupo respeitando e valorizando os diferentes pontos de vista, beneficiando-se deles e colaborando para a integração das diferenças em prol de um bem-estar coletivo sempre em construção;Colaborar na construção do saber e para repassar o conhecimento às comunidades científicas e leigas, contribuindo com os cidadãos nos seus direitos de acesso e uso da informação;Denunciar com prontidão todo e qualquer tipo de discriminação ou dominação que marginalize a pessoa humana e ameace a existência de seres vivos e sistemas ecológicos;Comunicar-se com bom uso do português, com vocabulário rico e baseado em uma compreensão profunda da linguagem e da condição humana.
Habilidades Específicas do Curso:
Espera-se que o aluno formado em Ciências Biológicas - Licenciatura, adquira habilidades para:orientar, de forma mediadora, o processo de ensino e de aprendizagem dos seus alunos;tornar-se co-responsável pelo sucesso da aprendizagem dos seus alunos.assumir a diversidade existente entre os seus alunos, lidando com a mesma de forma construtiva;incentivar atividades que levem ao enriquecimento curricular;elaborar e executar projetos para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares com ênfase naqueles diretamente ligados à vivência afetiva e ao contexto geográfico dos seus alunos;utilizar, de maneira crítica e enriquecedora, novas metodologias, estratégias e materiais de apoio, atuando não apenas como um reprodutor de mídias comercializadas, mas também como autor de material pedagógico que tenha significado real para os seus alunos;desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;estimular as discussões e ações que consolidem as instituições democráticas e os direitos de cidadania, ampliando o reconhecimento da importância da educação na sociedade do conhecimento;utilizar o processo de avaliação como instrumento de verificação do crescimento individual dos seus alunos e de si próprio. Diretrizes, Dinâmica e Princípios curriculares:
O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura será ofertado no período noturno, de segunda-feira a sexta-feira, e poderá ser concluído em 4 anos. Os primeiros anos serão dedicados principalmente ao Núcleo Comum, além de disciplinas relacionadas à formação docente que estão distribuídas ao longo de todos os anos. Nestas disciplinas serão contempladas a formação do aluno para uma visão geral da educação no país e proporcionar instrumentação para o ensino de Ciências e de Biologia.
Os alunos realizarão suas Iniciações Científicas (IC) onde desenvolverão projetos aplicando a metodologia científica para o planejamento e execução de uma pesquisa, buscando o entendimento dos processos biológicos, biotecnológicos e a geração de novos conhecimentos e desenvolver habilidades para a sua inserção no mercado de trabalho e para o entendimento da necessidade de sua formação continuada.
Para habilitar o aluno e enfatizar a instrumentação para o ensino de Ciências Naturais e de Biologia, os alunos cursarão dois Estágios de Práticas de Ensino, sendo um em Ciências Naturais e outro em Biologia, permitindo ao aluno vivenciar a escola, conhecer suas atividades e estrutura, bem como os seus problemas.A elaboração de monografia será estimulada como trabalho de conclusão de curso.